Buscar
  • vivicamareli

Decifradores de enigmas

“Você sabe como se chama aquele livro de capa roxa?”. Nós, leitores, geralmente temos muita dificuldade em procurar um livro numa livraria ou até mesmo na internet. Aquela indicação do amigo ou um anúncio que vimos não sei onde... puxa, como é mesmo o nome daquele livro? Felizmente, ainda existem pessoas capacitadas a nos ajudar a decifrar esses enigmas. Estas pessoinhas tornam as livrarias uma delícia de lugar! Um paraíso inspirador e curioso, um ambiente único. O Vendedor de Livros é aquele serzinho que nos apresenta, instiga e inspira a conhecer novos horizontes! E há tanto por conhecer, não é mesmo?



Muitas vezes, entramos em uma livraria focado em uma obra e saímos de lá com outra indicada por um vendedor de livros, ou até mais! Eles são os coachs do conhecimento, numa busca diária pela formação de novos leitores.

Para o mercado editorial, a importância deste profissional também é primordial, já que está em contato direto com o leitor.

Conforme 5ª Edição da Pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, no estado de São Paulo, a compra em livrarias físicas ainda é a modalidade que, de longe, é responsável pela maior parte do consumo (43% para livrarias físicas e 21% para online, além de 17% para sebos ou lojas de livros usados). Portanto, ter um profissional diferenciado atendendo aos clientes ainda é essencial. Ele consegue ligar os interesses do leitor e os livros de seu estabelecimento. Por isso, um vendedor de livros pode fazer com que o leitor adquira não só livros que abordem temáticas do gosto do leitor, como outros livros de temas diversos. Sem estas sugestões, o leitor poderia procurar outros canais: redes sociais, filmes, séries… tudo o que um dispositivo móvel pode proporcionar pela rapidez e praticidade que disputa a atenção do leitor.

O ambiente da livraria e a relação com os leitores são prazerosos e procurados por eles. Isto traz uma grande responsabilidade ao profissional que influencia não somente gostos do público, mas até mesmo pensamentos e atitudes que podem vir a partir do conhecimento adquirido.

É preciso dedicação para se atualizar sempre e buscar entender o cliente e suas mudanças de comportamento. As livrarias físicas sofreram um pouco com vendas on-line visto que não há como concorrer com preço e logística, dentre outros. Com isto, os vendedores tiveram seus serviços menos qualificados e até dispensados.

A tendência deste serviço prestado é fortalecer clubes de leitura, clubes de livros e trabalhar o digital para que o leitor - que não troca o livro físico - continue tendo a experiência única de escolher seu livro na hora, no ambiente aconchegante de uma livraria.


Curtiu o texto do nosso blog? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Que tal trazer seus produtos e serviços para uma impressão de qualidade? Clique aqui e fale com nosso time de vendas.

Venha com a gente no Instagram e no Facebook, se ligue nas novidades!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo