Buscar
  • André de Oliveira Lourenço

As Cores na Comunicação

Atualizado: 6 de abr.

A cor é o elemento mais rico e vigoroso do código visual gráfico em qualquer projeto.

Formas geométricas, textos, linhas e espaços auxiliam e enriquecem a comunicação, mas são as cores e a combinação cromática que dão significado mais amplo, tanto do ponto de vista fisiológico, quanto psicológico e cultural em nossas mentes.

A cor faz a marca, a embalagem e o produto serem reconhecíveis e recordáveis.

Neste post você vai conhecer um pouco sobre o significado psicológico das cores para entender sua aplicação no marketing e na comunicação.

Sensações Cromáticas


VERMELHO

A cor vermelha traz a referência com a alimentação, assim como energia e fluxo (sangue), além de acolhimento (fraternidade). Possui grande potência calórica, aumenta a tensão muscular e a pressão sanguínea. Pode remeter à proibição e à revolução. É a cor do amor e do erotismo, da atração e da sedução. Associação Material: rubi, cereja, guerra, lugar, sinal de parada, perigo, vida, sol, fogo, chama, sangue, combate, lábios, mulher, feridas, conquista, masculinidade.

Associação afetiva: dinamismo, força, energia, revolta, movimento, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixão, vulgaridade, poderio, vigor, glória, calor, violência, dureza, excitação, ira, interdição, emoção, ação, agressividade, extroversão, sensualidade.


LARANJA

É a cor correspondente ao vermelho moderado e a cor que mais tem aroma. O vermelho é doce, o amarelo é ácido e os molhos agridoces da cozinha asiática são em sua maioria da cor laranja. Associação Material: ofensa, agressão, competição, operacionalidade, locomoção, outono, laranja (fruta), fogo, pôr do sol, luz, chama, calor, festa, perigo, aurora, raios solares, robustez.

Associação afetiva: desejo, excitabilidade, dominação, sexualidade, força, luminosidade, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, prazer, senso de humor.


AMARELO

É um pouco mais frio do que o vermelho e remete à alegria, espontaneidade, ação, poder, dinamismo, impulsividade. Pode sugerir ainda contraste, irritação e covardia. No entanto em contraste com uma cor mais quente, adquire maior luminosidade, chama muito mais a atenção e desperta os impulsos de adesão.

Associação Material: flores grandes, terra argilosa, palha, luz, topázio, verão, limão, chinês, calor da luz solar.

Associação afetiva: iluminação, conforto, alerta, gozo, ciúme, orgulho, esperança, idealismo, egoísmo, inveja, ódio, adolescência, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade, expectativa.


VERDE

Mistura de amarelo e azul, contém a dualidade do impulso ativo e a tendência ao descanso e relaxamento. É um sedativo que dilata os vasos capilares e tem efeito de reduzir a pressão sanguínea, suas radiações acalmam as dores nevrálgicas e resolvem alguns casos de fadiga nervosa, insônia, etc. Sugere umidade, calma, frescor, esperança, amizade e equilíbrio.

Associação Material: umidade, frescor, primavera, bosque, floresta, águas claras, folhagem, mar, verão, planície, natureza.

Associação afetiva: adolescência, bem-estar, paz, saúde, ideal, abundância, tranquilidade, segurança, natureza, equilíbrio, esperança, serenidade, juventude, suavidade, crença, firmeza, coragem, descanso, liberalidade, tolerância.


AZUL

É a cor do céu e por isso é a cor do divino, do eterno. É a cor de tudo que desejamos que permaneça, de tudo que deve durar eternamente, do infinito, do longínquo e do sonho. O que é azul parece estar longe: o céu, o horizonte, o ar...

O azul escuro indica sobriedade, sofisticação, inspiração, profundidade, liberdade e acolhimento. Também pode ter conotação de nobreza (sangue azul).

Associação Material: montanhas longínquas, frio, mar, céu, gelo, feminilidade, águas tranquilas.

Associação afetiva: espaço, viagem, verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, precaução, serenidade, meditação, infinito, confiança, amizade, amor, fidelidade, sentimento profundo.


Violeta

A cor violeta é resultado da mistura do vermelho com o azul, do quente com o frio. Possui bom poder sonífero.

Associação Material: enterro, alquimia.

Associação afetiva: engano, miséria, calma, dignidade, autocontrole, violência, furto, agressão.


Poderia colocar mais algumas associações de cores como roxo, púrpura, marrom, rosa, salmão, prata, dourado, mas a intenção aqui é fazer uma introdução ao assunto.

Todas as informações acima estão no livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação, vale a pena procurar e incluir em sua biblioteca.

Fica aqui nossa dica de leitura, essencial para todos os criativos da área de marketing e comunicação.


Fonte: FARINA, Modesto; Perez, Clotilde; Bastos, Dorinho - Psicodinâmica das Cores em Comunicação - Editora Blücher


Curtiu o texto do nosso blog? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Que tal trazer seus produtos e serviços para uma impressão de qualidade? Clique aqui e fale com nosso time de vendas.

Venha com a gente no Instagram e no Facebook, se ligue nas novidades!


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo